Sobre o ESPAÇO
Laboratório de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais
O Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais vem atuando desde 1996 na produção de conhecimento na área de Geoinformação e Geotecnologias aplicadas a diversas áreas do conhecimento, com especial interesse para os estudos ambientais, enfocando na pesquisa e no desenvolvimento metodológico na área de sensoriamento remoto. Foi originário do extinto Laboratório de Geomorfologia Fluvial, Costeira e Submarina, criado na ocasião pelos professores Jorge Marques, Dieter Muehe e Mauro Argento.
Localizado nas salas I-10 a I-12 do prédio do CCMN na Cidade Universitária, atualmente é composto pelos professores Carla Madureira Cruz, Rafael Barros, Elizabeth Souza e Antônio Paulo Faria.
As principais linhas de pesquisa em desenvolvimento no laboratório refletem a abrangência de nossa atuação na área do Sensoriamento Remoto.
Linhas de pesquisa
Análise da Acurácia de produtos de Sensoriamento Remoto
Objetiva contribuir com a análise da acurácia planialtimétrica de produtos aéreos e orbitais de sensoriamento remoto em atendimento a diversas aplicações. Envolve ainda estudos relacionados à modelagem para extração de feições cartográficas em diferentes escalas de mapeamento.
Modelagem do Conhecimento e Análise de Imagens Baseada em Objetos Geográficos (GEOBIA) aplicada ao Mapeamento Temático
Objetiva contribuir metodologicamente com modelos de classificação baseados em mineração de dados e na modelagem do conhecimento em apoio à geração de mapas temáticos em diferentes escalas e contextos. Busca soluções que possam ser replicáveis em múltiplas datas e áreas de estudo, otimizando o custoso processo de mapeamento.
Análise das Trajetórias de Coberturas Naturais e Antrópicas
Objetiva efetuar estudos relacionados à análise espaço-temporal de coberturas naturais e antrópicas no contexto ambiental, urbano ou rural. Traz contribuições metodológicas e em nível de resultados através de diferentes estudos de casos em apoio ao planejamento, monitoramento e prognóstico da paisagem.
Detecção de Mudanças de áreas Florestadas em diferentes Ecossistemas
Objetiva desenvolver soluções metodológicas que auxiliem no mapeamento, monitoramento e compreensão das mudanças ocorridas em áreas de floresta em estudos associados à análise de séries temporais, apoiados por processamento na nuvem, aprendizado de máquina e/ou segmentações temporais, dentre outros aportes.
Classificação e Zoneamento da Costa Rochosa do Estado do Rio de Janeiro
Objetiva propor uma classificação dos costões rochosos do estado do Rio de Janeiro em apoio a geração de um Zoneamento que represente a tipologia e regionalização da costa rochosa fluminense. Também serão estudados e propostos níveis de sensibilidade ambiental para discriminação dessas áreas.
O Espaço Urbano e Mudanças Antrópicas – Caracterização, Transformação e Prognósticos com Suporte de Geotecnologias
Objetiva analisar o espaço urbano e todas as transformações antrópicas, com o suporte de geotecnologias e geoinformação. Mapeamento, modelagem, análise espacial e temporal de feições e agentes transformadores do espaço urbano.